sábado, 19 de novembro de 2011

Cenáculo - 18/11/11

A Maria que nos ajuda a “construir a nova vida” é a mesma que concebeu Jesus, e ainda concebe ao seio da Igreja os "filhos do céu". Ao nos voltarmos para a imagem de Nossa Senhora percebemos o seu olhar e sua face que nos encanta sempre.
Rezamos o Terço da Divina Providência e colocamos nossas intenções no coração da Mãe. Esperando que sua Suma intercessão nos auxilie a conquistar estas mesmas vitórias, conforme a Vontade do Pai.
Pedimos a Graça de sermos cheios do Espírito Santo e podermos testemunhar isso em nossas vidas, para que tudo não seja em vão. Mas, ao contrário sejamos verdadeiramente fieis a Santa Palavra. Louvamos, junto com Maria, o Nome do Senhor Jesus. Por que ela é “terrível como um exército em ordem de batalha” e nada, junto a ela, poderia nos abalar.
Tema: Maria, Mãe do Santíssimo Sacramento
Semeador: Roberto Cavalcanti (Com. Filhos da Misericórdia)

Iniciou falando sobre seu chamado à consagração em e de vida à Comunidade. Nos falou sobre a certeza de ter ouvido o Senhor que o chamara do Ceará para a Paraíba para, junto a Comunidade, propagar a Misericórdia de Deus. O que você sabe sobra Maria? O que ela falou? A Bíblia não fala muito sobre Nossa Senhora e o que conhecemos é também contido na Tradição da Igreja. Os textos apócrifos nos trazem algumas informações que não estão relatadas na Palavra, e por isso, a Igreja com muita precaução anuncia aos seus filhos. E, normalmente, surgem perguntas como: porque tantos nomes?

“Porque, em Maria, Deus depositou todas as graças!”

E assim, fomos levados a contemplar a figura dela, a “mais bela flor de Deus”. E motivados a não deixar esmorecer a nossa fé e nossa missão de anunciar. À “não termos medo de vir a Igreja, de anunciá-la, de usar camisas estampadas com imagens, andar com o terço”. Para tomarmos a decisão de mostrar quem somos.

“Ou você está esperando Jesus vir e fazer no seu lugar?”

E não podemos deixar de proclamar, pois a Palavra nos garante: “Todas as gerações hão de chamar-me de Bendita!” Lc 1,48
Ao lermos a passagem em Jo 19,25-27 fomos nos dando conta que mais que Mãe de Deus, também é nossa Mãe. E a Igreja Católica, esta sim, é a verdadeira Esposa de Cristo. A Esposa de Cristo é a Igreja que Ele deixou nas mãos da Pedra.

“Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.” Santo Ambrósio (cf. in Lc II, 85-89)

Nos falou também que em Maria encontramos três atributos: é filha do Pai, é mãe do Filho, e é esposa do Espírito. Que ela é a imagem que devemos copiar, e não de cantores, atores, etc..., ela é a figura perfeita. E assim como Maria, nós somos a Esposa de Cristo porque Ele nos tirou de dentro do seu coração, e o Esposo cuida de sua Esposa (Ef 5,24-27).
Precisamos, então, ser submissos ao nosso Esposo, obedientes a sua Vontade. Vocês mulheres são chamadas a serem semelhantes a ela. Enquanto nós homens, também, precisamos copiá-la. A distância que estamos da santidade deve ser revertida em esforço para alcançá-la.

“O mundo já tem escândalos demais na família. A minha casa é a casa do Senhor, é a casa de Maria. Jesus, Maria e José nossa família vossa é!”

“O demônio, muitas vezes, conversa conosco e me convence a pecar, essa conversa se chama Tentação. Podemos, então, escolher conversar com Deus e nos convencer da santidade, essa conversa chama-se Oração.”

Deus quer gerar uma vida nova em você. Da mesma forma, Maria quer tornar você semelhante a Jesus, pois ela é Mãe do Novo Homem. Ela é Mãe de todos os homens. Ela é Mãe do Santíssimo Sacramento. Não há como duvidar, nem se pode. Roberto nos trouxe essa compreensão de que Deus não mente. Ele sempre cumpre o que diz. E tudo o que Ele fala se cumpre.

“Deus disse: haja luz...,
Deus disse: faça-se o mar...,
Deus disse: isto é o meu Corpo...”

Ele é o amor que nos sustenta, nos persegue, que através dos séculos quebra toda lógica e se esconde nos sacrários da humanidade. E Ele não desiste de você.

Cantamos, levantamos nossa voz, confirmamos que sem Maria nada acontece. Que ela nos ajudasse a orar corretamente, que nos levasse ao amor de Deus. Ela que é “singela, doce e pura...” nos ensinasse a sermos também. Ficando, como nosso semeador indicou, que lêssemos durante a semana a passagem das bodas de Caná em Jo 2.
Esperamos você, irmão. Escute o apelo de Maria, volte a Santa Igreja. Estaremos aqui na próxima sexta, às 19:30h, na Capela São Sebastião, louvando, adorando e proclamando o Senhorio de Jesus. Faça parte você também desta festa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário